Rádio Fusion

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Planeta de diamante foi descoberto

                                                               -constelação de serpente
  Um planeta constituído basicamente por diamantes foi encontrado por astrônomos na constelação de serpente,nos confins de nossa galáxia.
 
  O planeta é mais denso do que qualquer um já visto,e é constituído basicamente por carbono,já que pela tamanha densidade,os cientistas estimam que grande parte desse carbono,é cristalizada,ou seja,feita realmente por diamantes.

  "A história evolutiva e a densidade desse planeta sugerem que ele é composto por carbono,ou seja,um enorme diamante orbitando a estrela de nêutrons  (um pulsar) a cada duas horas,numa órbita tão compacta que caberia dentro do sol" disse Mattew Bailles, da Universidade de Tecnologia em Swinburn ,em Melbourne.

  O planeta está a 4.000 anos luz da Terra,ou cerca de 1/8 da distância do nosso planeta e o centro da Via-Láctea,e o planeta é provavelmente remanescente a uma gigantesca estrela ,mas que perdeu suas camadas externas para a estrela que orbita.

-Densidade 20 vezes superior a de Júpiter
  O planeta rodeia uma estrela de nêutrons,ou seja,uma estrela morta e bem pequena em relação as outras estrelas,com cerca de apenas 20 Km de diâmetro,que gira centenas de vezes por segundo,emitindo feixes de radiação.
 
  As teorias sugerem que o planeta com um "ano" de apenas 130 minutos,tem massa ligeiramente superior a de Júpiter,mas é 20 vezes mais denso do que o maior planeta do nosso sistema solar,segundo os relatos de Bailes e seus colegas na edição de quinta-feira da revista "Science"

  Provavelmente,o planeta contém oxigênio,mas só é abundante na superfície,ficando escasso em direção ao centro,onde a concentração de carbono é infinitamente maior,e graças à sua densidade,tudo sugere que o planeta não apresenta os elementos mais leves (Hidrogênio e Hélio), que compõem grande parte dos grandes planetas gasosos com Júpiter,não são presentes no grande diamante.

  Os aspectos físicos desse grande mundo de diamante,ainda são um mistério,uma vez que é algo inédito para os pesquisadores.

 
 - foto do grande planeta Júpiter,que orbita a mesma estrela que nosso planeta Terra.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário